domingo, 1 de julho de 2012

Uma realidade nada romantica


Dentro da Corporação dos Fuzileiros Navais havia um EUA diferente. Havia uma fraternidade amalgamada na farda e no fuzil que extrapolava os problemas de raça, casta e local de nascimento que assolava a população civil. Lá eles eram poucos, lá eles eram escolhidos a dedo. Lá eles eram fiéis uns aos outros e acima de tudo, lá eles eram irmãos.

Bino somente podia passar o final de semana em casa e andava sempre exausto e sobressaltado. E isso aborrecia Cindy ainda mais. Ela não queria saber da história de camaradagens entre os Marines e não queria conhecer os seus amigos de farda. E isto afetava ainda mais a normalidade do casamento, mas ambos pediam a Deus para a chegada do final da guerra - que parecia estar se aproximando. Nixon proclamava que o fim da guerra estava perto e o número de tropas no Vietnam continuava a cair. Os bombardeiros B-52 lançavam uma chuva de bombas de todos os tipos no Vietnam do Norte e o Vietcong se refugiou em Camboja



                                                           * * * * * *



Mas esta movimentação militar para o Camboja criou um surto militar exigindo mais botas atuando no conflito - e Bino foi mandado para o Vietnam.

Deste período pouco se sabe, pouco foi falado.  Mas uma coisa é certa: algo de muito ruim aconteceu por lá – e ao retornar da guerra Bino nunca mais falou sobre esse assunto.

Ele serviu trezentos e vinte e quatro dias e sete horas. Ele não estava bem e procurou ajuda com Jerome Moore, ex-sargento do Bino, veterano Marine que servia seu terceiro turno no Vietnam. Já havia se tornado um viciado em adrenalina, Jerome parecia a ter dependência química de guerra.

Jerome reportou aos superiores que o Cabo Tedesco necessitaria de uma “descompressão” de estresse de combate, antes de voltar a vida civil e assim foi feito: Bino retornou a Los Angeles via Alemanha.

Lá ficou no LAMARC, ou Landstuhl Centro Médico regional em Rheinland-Pfalz, para uma desintoxicação. O colocaram num programa de reabilitação chamado "cold turkey", ou seja, foi colocado numa cela estofada, lhe davam muito sedativo, e obviamente nada de álcool ou drogas. Uma parada completa e total.

Bino pensou que ia morrer e fingiu que estava parando de beber para não morrer no tratamento. Quinze dias depois, sob tranqüilizante ele foi recambiado com outros soldados aos EUA, para mais tratamento em regime semi-aberto no Hospital de Veteranos Militar em Los Angeles indo depois ele a morar temporariamente com o Jerome

Do Vietnam ele trouxe poucas coisas boas e umas conclusões pessoais das quais umas faziam sentido e outras eram tanto esdrúxulas: concluiu que “todas as guerras são estúpidas e deveriam ser lutadas pelos políticos e seus filhos – e assim não haveria mais guerras”.

Bino tornou-se irritadiço com o Zé-povinho agitador de bandeiras em demonstrações cívicas e sempre dizia: “patriotismo de guerra é coisa de idiotas.”

Também voltou da guerra afirmando que “ninguém luta por um país ou causa. Se luta pelos irmãos do pelotão, pelo irmão chafurdado numa trincheira, ou sob fogo do inimigo”. Também dizia que “patriotas aguerridos” que não participaram de guerra “era um bando de babacas e covardes, masturbadores mentais que gozam com o pinto dos soldados.”

Só no Vietnam Bino descobriu o significado da tatuagem do Alabama Steve: Era a marca registrada da Primeira Cavalaria Aérea, e seu característico Az de Espada da Morte a ser colocado nos bolsos, sobre, ao lado ou de preferência na boca do Vietcong morto - para espalhar o terror entre o inimigo.

As iniciais D. F. A era o moto da Cavalaria Aérea: Death From Above, “Morte Vinda de Cima”. A Air Cav também fazia parte da Guerra Psicológica, composta na maioria de guris pirados, Muitos voavam seus helicópteros, pulverizando as capoeiras com fogo intenso de suas metralhadoras, derrubado árvores com seus mísseis e crivando de balas qualquer ser humano que corresse debaixo dos helicópteros vestidos de pijamas negros

Na guerra ele também começou a entender a cabeça do amigo Alabama Steve e as suas constantes loucuras, seus excessos quase suicidas e seu descaso pela vida.

À medida que as baixas americanas cresciam, a retaliação da Morte Vinda de Cima ia ficando cada vez mais feroz - e democrática: Matava-se a todos e a tudo indiscriminadamente. Das vacas, aos cachorros; do velho ao jovem que pareciam ser Vietcong. O Marine ou soldado recém chegado ao Vietname achavam a Air Cav indisciplinada e cruel. Mas os veteranos sabiam que eles muitas vezes eram a salvação de um Pelotão ou Companhia. Quando cercados por inimigo além do alcance dos canhões navais, em locais inacessíveis para tropas mecanizadas, ou bombardeio de aviação, havia sempre um último recurso para o resgate: Era a Cavalaria Área, com seus loucos e suicidas, arriscando - e muitas e muitas vezes perdendo - as suas vidas para salvar os soldados sitiados.

Entre eles as baixas eram altíssimas e a morte por suicídio e drogas era comum. Muito de seus helicópteros tinha alto-falantes que tocavam de músicas clássicas a rock and rolls – dependendo do oficial no comando, do local ou da combinação de droga e álcool usada por alguma pessoa em um determinado dia.

A frustração dos soldados era imensa. Ao final da guerra, em Saigon não se podia confiar nem na própria sombra. Crianças armadas de explosivos plásticos ou com caixas de engraxate carregadas de explosivo mataram muito guri recém chegado, cheio de compreensão e amor pela humanidade. A população rural vivia coagida entre as tropas americanas e o Vietcong. Se eles ficassem neutros eram mortos pelo Vietcong como colaboradores. Se pegassem em armas para não serem tido como colaboradores, imediatamente se tornavam Vietcongues e a eles chegavam à morte: Por bombas Napalm, pelo chão pelo mar e pelo ar.



                                                           * * * * * *



Depois do Vietnam, Bino nunca mais foi o mesmo. Ao procurar seu lar, este não mais existia e Cindy havia sido despejada e havia desaparecido. Bino foi morar em Redondo Beach com o Jerome, seu ex-sargento que havia regressado a Califórnia dois meses antes - após cumprir o seu terceiro turno no Vietnam.

Eles dividiam a despesas no apartamento enquanto Bino procurava um lugar para si próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário